Entrevistas

Como conseguir a mais bela corrida do mundo

Como conseguir a mais bela corrida do mundo

Um projeto de turismo ativo.
Esta é a ideia da Globalsport, empresa fundada e gerida pelo Paulo Costa, um empreendedor que gosta de negócios mas que gosta de negócios com algumas características especiais. Como costuma dizer, gosta de “preservar o território e partilhar o património”, olhando com especial atenção para o interior do país. Uma das coisas que o Paulo mais gosta de fazer é de criar produtos de turismo, que levem as pessoas a viver experiências marcantes. E fá-lo, alavancando em parcerias e criando marcas fortes. Se corre, é muito provável que já tenha corrido numa das corridas que a Globalsport organiza. Descubra quais são e descubra este empreendedor em mais uma rica entrevista.

Como uma necessidade pessoal deu origem a um grupo imobiliário… aos 21 anos

Como uma necessidade pessoal deu origem a um grupo imobiliário… aos 21 anos

O mercado imobiliário vai rebentar? Toda a gente deve ser o proprietário da sua habitação?
O imobiliário é sempre um bom negócio? Arrendar ou comprar?
Estas foram algumas das perguntas ao Rafael Ferreira, um jovem empreendedor que começou cedo. Aos 21 anos, montou a sua primeira empresa na sequência de uma necessidade que sentiu na própria pele. Porém, nessa altura, já era uma veterano das vendas de imóveis, já que fez a primeira transacção aos 14 anos.
Esta entrevista leva-nos a conhecer melhor a história do Rafael mas vai muito mais longe: é uma verdadeira aula sobre negócios e investimentos.

O KPI secreto que transformou um sonho numa empresa de sucesso

O KPI secreto que transformou um sonho numa empresa de sucesso

O que é um sonho? E como se consegue transformar um sonho em realidade? É possível ir expandindo esse sonho? Quais os fatores críticos para se conseguir um projeto de sucesso? Quais os KPIs mais importantes? E qual aquele que pode ser o mais importante de todos? E como percorrer um caminho de crescimento empresarial a par de um caminho de desenvolvimento pessoal? E como é que de um gosto pessoal, se passa para um evento que impacta milhares de pessoas, e como se faz isso como mais um projeto, a juntar a uma infinidade de outras coisas? E como se faz tudo isso mantendo equilíbrio nas diferentes dimensões da vida, garantindo uma energia contagiante? Conheça as respostas de um empreendedor ímpar, o Samuel Soares, numa conversa cheia de “sumo”.

Como fazer 2 exits no mercado brasileiro e continuar no jogo

Como fazer 2 exits no mercado brasileiro e continuar no jogo

O mercado brasileiro não é fácil. Porém, tem uma dimensão que o torna muito atrativo. Para além do mais, tem um invejável dinamismo interno, um dinamismo que permite exits de dimensões consideráveis, por exemplo. O Bruno Bonfante já conseguiu dois exits na área da educação online e, ainda assim, continua cheio de projetos e energia empreendedora. Veja esta entrevista e descubra como conseguiu atingir aquilo que é sonho de muitos empreendedores e como, apesar disso, continua determinado em evoluir e crescer.

Não é uma casa de apostas. É um novo produto financeiro.

Não é uma casa de apostas. É um novo produto financeiro.

As apostas desportivas estão na moda. Casas de apostas não faltam e apostadores, faltam menos. Mas, e se as apostas deixassem de ser um mero jogo e se transformassem num verdadeiro produto financeiro? Este é o objetivo – ambicioso – do Afonso Vieira e da Betmarkets, startup que fundou e para a qual já conseguiu levantar capital.

Gestão de recursos humanos: dar asas para voar e raízes para ficar

Gestão de recursos humanos: dar asas para voar e raízes para ficar

Há uma melhor forma de “gerir” pessoas? Como maximizar o valor que as pessoas podem aportar? Há mudanças geracionais que exigem atenção especial? E o recrutamento e seleção, como deve ser feito? Há erros sistemáticos que podiam ser evitados? Os sistemas de incentivo funcionam? Estas foram algumas das perguntas feitas à Maria João Lambertini, uma “people person” com uma incursão pelo empreendedorismo e, acima de tudo, uma apaixonada pelas relações humanas.

O feitiço contra o feiticeiro: conhecer Hugo Belchior

O feitiço contra o feiticeiro: conhecer Hugo Belchior

No Empreendedores.pt, entrevisto pessoas interessantes, tipicamente, empreendedores. Desta feita, porém, troco de papéis e sou eu o entrevistado. Numa conversa em duas partes, no âmbito da celebração do 10º aniversário da Bwizer, empresa que fundei em 2008, percorro a minha história e dos meus projetos empresariais, e partilho também uma série de rotinas, práticas e reflexões que me ajudam a fazer aquilo que mais gosto.

IDEA: deixar uma carreira corporativa e criar uma comunidade

IDEA: deixar uma carreira corporativa e criar uma comunidade

Vale a pena ter um escritório próprio ou será preferível estar num espaço de cowork? E o cowork implica apenas a partilha de um espaço ou é algo mais? E, como negócio, o cowork faz sentido? Como é que alguém, nomeadamente vindo de um mundo corporativo fora de Portugal, acaba a lançar um cowork em Lisboa, negócio que está agora em franca expansão? E como se dá essa reconversão de carreira? Esta conversa com o João Simões, um dos fundadores do Idea, responde a todas estas questões e muitas mais.

Como ganhar dinheiro no imobiliário: ver valor onde outros não o descobrem

Como ganhar dinheiro no imobiliário: ver valor onde outros não o descobrem

Comprar uma casa faz parte do imaginário de muitas pessoas. Porém, será que é a decisão correta? Como garantir que se consegue montar um investimento rentável e, no limite, muito rentável?
Esta conversa com o Artur Mariano, analista imobiliário e empreendedor imobiliário, certamente ajudará a esclarecer muitas das suas dúvidas.

Fantasporto: A história de uma referência cultural

Fantasporto: A história de uma referência cultural

Mesmo que não seja um cinéfilo, seguramente já ouviu falar do Fantasporto. Por conseguinte, muito provavelmente, já ouviu o nome Mário Dorminsky.
O Mário é um empreendedor cultural, com uma incrível experiência de vida, que, no decurso desta conversa, nos levou por uma verdadeira viagem no tempo até à génese do Fantasporto. Venha conhecer o homem por trás do empreendedor.

A ideia original nem sempre é a melhor ideia

A ideia original nem sempre é a melhor ideia

O João Ferro Rodrigues lançou uma start-up que, originalmente, era sobretudo um catálogo de cursos online, a SABE Online. Entretanto, aquele modelo de negócio evoluiu para um SaaS. Nesta conversa, o João conduz-nos sobre esse pivot, para além de nos dizer como foi a génese da empresa, qual será o seu futuro, como interpreta o seu papel como fundador e diretor e, pelo meio, não fugiu a perguntas de âmbito mais pessoal, desde logo sobre o apelido que carrega. O João é muito discreto, pelo que esta entrevista é uma excelente oportunidade para o conhecer melhor.

Como lançar uma marca de nicho que exporta 97% da sua produção

Como lançar uma marca de nicho que exporta 97% da sua produção

Aos 21 anos, Pedro Sousa lançava a sua primeira empresa. Fê-lo, partindo de uma paixão de criança: o Karaté. Seguiu-se a dança, uma vez mais, algo que começou como um hobbie e que ganhou depois o espaço central na sua via empresarial, primeiro com o lançamento de uma rede de escolas, a Academia Pedro Sousa e, depois, com a Portdance, marca de calçado de dança, que exporta já 97% da sua produção.

Como desenvolver o poder da intenção

Como desenvolver o poder da intenção

Pense na sua manhã de hoje: definiu alguma intenção para o seu dia? Ao longo desta conversa com o Pedro Vieira, conhecido life coach, ficará a saber mais sobre a relevância da intenção, mas não só. Abordámos temas tão variados como o mindfulness, o coaching, a PNL, como escapar à introversão, a armadilha das expetativas e, pelo meio, refletimos sobre o facto de que apesar de vivermos hoje vidas mais confortáveis, talvez não sejam assim tão satisfatórias, deixando pistas concretas sobre como aumentar os índices de satisfação. Acredite, vai valer a pena!

Da origem do dinheiro às criptomedas: uma Masterclass

Da origem do dinheiro às criptomedas: uma Masterclass

Esta conversa com o Hugo Volz Oliveira, é uma verdadeira Masterclass sobre dinheiro. O objetivo mais imediato da entrevista era o de nos ajudar a trazer luz sobre o fenómeno da Bitcoin e das outras criptomedas. Porém, o Hugo levou-nos muito mais longe. Começámos sobre a origem do dinheiro, a sua razão de existência, passámos pelo ouro, o padrão-ouro, abordámos o papel dos bancos centrais, tocou-se na tecnologia blockchain e smart-contracts, até à origem da Bitcoin, à emergência de outras moedas digitais, e muito, muito mais!

Como chegar ao melhor de nós

Como chegar ao melhor de nós

É possível chegar ao melhor de nós, potenciando aquilo que já nos diferencia. A Edite Amorim, psicóloga de formação, e alguém com um estilo muito particular, guia-nos sobre como fazer esse caminho e chegar mais além. Dê-se o tempo de ver esta entrevista até ao fim (pode também ouvir o podcast) porque vai valer a pena.

Caçadora de espírito inquieto e muita sensibilidade

Caçadora de espírito inquieto e muita sensibilidade

Desengane-se se achar que está tudo inventado no negócio imobiliário. A Sandra Viana fundou a Loba House Hunting e criou um modelo de negócio diferente, que procura “caçar” a melhor casa para o cliente. Numa altura em que a padronização aparece aos olhos de muitos como o caminho incontornável, a Sandra prova-nos precisamente o contrário.

Bitcoin: A oportunidade de uma geração

Bitcoin: A oportunidade de uma geração

O Mário Ribeiro Alves tem formação em Economia e experiência no mercado de capitais. É um early-investor em Ethereum, uma das criptomoedas mais conhecidas e é, sobretudo, um entusiasta do blockchain e do mundo crypto.
O Mário, em bom rigor, é mais do que um mero entusiasta. Ele acredita que estas tecnologias fazem adivinhar uma mudança de paradigma sendo, por isso, uma oportunidade de uma geração.
Foi por pensar assim, que largou o seu emprego seguro e se lançou totalmente neste mundo, um mundo sobre o qual nos conduz, apresentando-nos alguns conceitos básicos e guiando-nos sobre os fundamentals do investimento em criptoativos, sobre ICOs e muito mais.

Um lover, um thinker e um maker

Um lover, um thinker e um maker

Amândio Pereira não é uma figura consensual. Uns gostam, outros não. Todos, porém, têm que reconhecer os extraordinários resultados que tem obtido ao longo dos anos. Criou mobiliário de luxo, lançou marcas icónicas como a Boca do Lobo, recuperou artes antigas e, pelo meio, elevou o design português a novos patamares. Uma carreira cheia de êxitos mas também com momentos de críticas de vários setores e que foram abordadas sem subterfúgios, numa conversa perante uma plateia de mais de 200 pessoas.

Bitcoin: Uma Aula de A a Z

Bitcoin: Uma Aula de A a Z

Bitcoin? Criptoativos? A desinformação é tão marcada, que importa dar voz a quem realmente sabe. Bruno Livi, um entusiasta da tecnologia que deu origem à Bitcoin e a outras moedas, e um apaixonado pela sua utilização, dá uma verdadeira aula de A a Z, que o ajudará a perceber melhor este tema tão em voga.

A livraria que a Amazon não matou

A livraria que a Amazon não matou

Num tempo em que os grandes livreiros dominam o mercado como nunca, há exemplos que contrariam a ideia de que as pequenas livrarias de bairro têm os dias contados. A Flâneur, uma livraria criada por dois apaixonados por livros, a Cátia e o Arnaldo, é um desses casos. Conheça a sua história e a razão do seu êxito. Ah, e descubra como pode o seu livro ser entregue de bicicleta…

Um negócio que desafia gigantes

Um negócio que desafia gigantes

O negócio da restauração e da produção de cerveja junta dois dos setores mais ferozes. A ideia poderia desencorajar qualquer David que pretendesse desafiar estes Golias. Mas não foi isso que aconteceu com o Pedro Mota, um dos fundadores da Cerveja Nortada e da Fábrica de Cervejas Portuense.

MindProber is measuring you…

MindProber is measuring you…

Aquilo que, para alguns, pode representar a redução do ser humano a um mero sistema biológico com emoções manipuláveis e algoritmizáveis, para a MindProber é o campo de trabalho. O Nuno Dias, co-founder desta start-up premiada, explica como querem ter um papel de destaque numa indústria tão vibrante e promissora.

Ask for forgiveness, not for permission

Ask for forgiveness, not for permission

O Bernardo de Seabra é uma daquelas pessoas com uma carreira que é um sonho para muitos. Vive em São Francisco, trabalha na Yahoo!, conhece o ecossistema tecnológico por dentro e ainda arranja tempo para usufruir do local incrível onde vive. O verdadeiro sonho americano.

Como levar a tradição portuguesa aos EUA

Como levar a tradição portuguesa aos EUA

É provável que já tenha bebido ginjinha alguma vez na vida. Ou, pelo menos, se for português, sabe que existe. O mesmo não acontece com um americano. Mas o que aconteceria se conhecessem este belo produto? Poderia ser uma extraordinária oportunidade de negócio! É o que o Alexandre Dias tem procurado fazer acontecer a partir de Los Angeles, na Califórnia.

Como transformar um problema num negócio

Como transformar um problema num negócio

Um dia, Filipe Amorim viu-se, como tantos, desempregado. Para além disso, olhava à volta e a “crise” era o contexto dominante. Podia ter-se deixado abater pela onda pessimista, mas optou por transformar um problema numa oportunidade. Assim nasceu o “Manda-te”, que hoje, ajuda milhares de pessoas.

Não se nasce bom comunicador. Aprende-se a ser

Não se nasce bom comunicador. Aprende-se a ser

Há pessoas com uma capacidade comunicacional verdadeiramente invejável, de tão inspiradora e persuasiva que é. Essa capacidade não é inata. É construída e também pode treinar para ser um excelente comunicador. A Inês Moura, coach vocal, deixa-nos pistas sobre como o conseguir.

Só não se faz aquilo que não se quer. E não, não é psicologia barata

Só não se faz aquilo que não se quer. E não, não é psicologia barata

André Leonardo tem uma multiplicidade de ocupações. Contudo, todas visam “Fazer Acontecer” que é hoje mais que um mote: é uma marca e uma missão. O André é um empreendedor especial porque, ao fazer acontecer, procura inspirar outros. Uma conversa cheia de insights poderosos e dicas táticas, que ajudam a perceber como é que se consegue fazer uma viagem ao mundo quase sem dinheiro e como se aprende a ser apresentador de TV com o Google.

A ousadia e a determinação permitem criar empresas ganhadoras

A ousadia e a determinação permitem criar empresas ganhadoras

Num quadro paradoxal de recursos humanos de muita qualidade e falta de pessoas para trabalhar, inclusivamente em funções menos qualificadas, será possível prosperar, desde logo no ambiente industrial? O Adelino Costa Matos, empreendedor, gestor e líder da ANJE, dá-nos algumas pistas sobre como contornar estas dificuldades. E, nessa receita, a ousadia e a determinação desempenham um papel fundamental.

O que faz falta a Portugal no empreendedorismo tecnológico?

O que faz falta a Portugal no empreendedorismo tecnológico?

“Qual o interesse de competir com os piores?” é uma das perguntas retóricas que o Paulo Ferreira da Silva colocou nesta conversa. Um conversa clara, às vezes dura, de dedo na ferida, e que tem sumo de princípio a fim. Uma conversa obrigatória para fundadores, futuros empreendedores e decisores políticos.