Como o empreendedorismo pode combater a pobreza

A Madalena Santos tem um percurso singular. Formada em Psicologia, com uma MBA pelo meio, vive em Hong Kong onde trabalha na endPoverty, uma ONG dedicada a combater a pobreza através do empreendedorismo, nomeadamente pela concessão de microcrédito.

Ao longo desta entrevista, para além de conhecermos a Madalena Santos, o seu trajeto e aquilo que ambiciona, somos levados para um mundo que a maioria de nós conhece mal, o mundo da pobreza. Ainda por cima, não uma pobreza qualquer; uma pobreza profunda, em países com realidades muito complicadas. Apesar dessa viagem a que a Madalena nos convida, nunca o faz com derrotismo, culpabilizador dos ricos, ou num tom apocalíptico. Sem perder o realismo, transmite-nos confiança e esperança, e desafia-nos a olharmos para as coisas com um olhar renovado.

O empreendedorismo é mutas vezes confundido com histórias de sucessos colossais e fortunas megalómanas, como se essa fosse a sua única face. Não é. E a Madalena, com o seu trabalho dedicado, deixa isso muito claro.

Uma conversa desafiante, interessante, e que nos põe a pensar.

____

Links úteis:

End Poverty: https://endpoverty.org/
Gambozinos: https://pontosj.pt/gambozinos/
Madalena Santos no LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/madalenasantos/

 

Comments

comments

Comments

comments