A ideia original nem sempre é a melhor ideia
OUÇA ESTE EPISÓDIO
Acabámos por não avançar, mais por limitações do nosso lado do que por outra coisa qualquer. De todo o modo, aquele contacto permitiu-me conhecê-lo e conhecer a sua empresa, a Bugle. Fiquei impactado pela sua simpatia, pragmatismo e atitude construtiva e isso levou-me a querer conhecê-lo melhor.
Desafiei-o para uma entrevista, que se transformou numa conversa muito fluída sobre imensos temas. Descreveu a génese da sua empresa e o que faz, explicou a mudança de modelo de negócio que levaram a cabo, depois de concluírem que a ideia original não estava a trazer os resultados pretendidos, falou da evolução do seu papel na empresa, nomeadamente do lado menos glamoroso que os fundadores têm que desempenhar, falou de investidores e da gestão destas relações, explicou-nos como captam cliente e ainda tivemos oportunidade de refletir um pouco sobre a mudança do paradigma de aprendizagem. Foi intenso!
Claro que, estando à conversa com alguém com um apelido tão conhecido, filho e irmão de pessoas que são figuras públicas, fazia sentido abordar o impacto desse facto na sua própria vida. E o João, apesar de ser alguém muito discreto, não fugiu às questões e revelou ser alguém com ideias claras sobre o que realmente importa.
O Empreendedores.pt tem-me posto em órbita com pessoas e projetos fantásticos que tento depois divulgar junto de quem, como você, quer aprender mais.
Conhecer o João Ferro Rodrigues foi um gosto. Espero que também seja interessante para si. Diga-me o que achou.
Principais momentos da entrevista:
0:25 – O que é a Bugle?
2:00 – O pivot que transformou o modelo de negócio
5:30 – A tecnologia Bugle e os restantes serviços da empresa
12:30 – O processo interior (e organizativo) na base da mudança do modelo de negócio
18:30 – O papel do fundador (também passa por comprar cafés)
21:30 – Modelo de funcionamento da equipa
23:07 – Como se obtém investimento e como se garante uma boa relação com investidores
26:27 – Processo de internacionalização
28:30 – Modelo comercial
30:10 – Para que é necessário mais capital
31:22 – O novo paradigma da aprendizagem e a resposta às mudanças
34:12 – Posicionamento Bugle: inovar pela simplicidade
37:03 – Como a tecnologia pode ajudar as crianças a aprender mais e melhor
41:57 – Como um economista acaba no mundo da tecnologia (o processo individual do João)
44:37 – Como surgiu a Bugle
46:40 – Ser empresário é para qualquer um?
48:36 – Como reagir à adversidade
50:50 – Métrica da vaidade: o critério de sucesso individual
52:30 – Preparação mental para o insucesso e tomada de decisões difíceis
54:35 – O apelido Ferro Rodrigues aumenta a pressão para ser bem-sucedido? E traz vantagens ou desvantagens?
57:30 – O legado que o João quer deixar: estar com quem gosta e ver a competência reconhecida
____
Links úteis:
Bugle . https://www.bugleon.com/
Sabe Online . http://www.sabe-online.com/
João Ferro Rodrigues no LinkedIn . https://www.linkedin.com/in/jo%C3%A3o-ferro-rodrigues/