A ideia original nem sempre é a melhor ideia

Conheci o João Ferro Rodrigues como potencial cliente da tecnologia que a sua empresa desenvolve.
Acabámos por não avançar, mais por limitações do nosso lado do que por outra coisa qualquer. De todo o modo, aquele contacto permitiu-me conhecê-lo e conhecer a sua empresa, a Bugle. Fiquei impactado pela sua simpatia, pragmatismo e atitude construtiva e isso levou-me a querer conhecê-lo melhor.

Desafiei-o para uma entrevista, que se transformou numa conversa muito fluída sobre imensos temas. Descreveu a génese da sua empresa e o que faz, explicou a mudança de modelo de negócio que levaram a cabo, depois de concluírem que a ideia original não estava a trazer os resultados pretendidos, falou da evolução do seu papel na empresa, nomeadamente do lado menos glamoroso que os fundadores têm que desempenhar, falou de investidores e da gestão destas relações, explicou-nos como captam cliente e ainda tivemos oportunidade de refletir um pouco sobre a mudança do paradigma de aprendizagem. Foi intenso!
Claro que, estando à conversa com alguém com um apelido tão conhecido, filho e irmão de pessoas que são figuras públicas, fazia sentido abordar o impacto desse facto na sua própria vida. E o João, apesar de ser alguém muito discreto, não fugiu às questões e revelou ser alguém com ideias claras sobre o que realmente importa.

O Empreendedores.pt tem-me posto em órbita com pessoas e projetos fantásticos que tento depois divulgar junto de quem, como você, quer aprender mais.

Conhecer o João Ferro Rodrigues foi um gosto. Espero que também seja interessante para si. Diga-me o que achou.

 

Principais momentos da entrevista:

0:25 – O que é a Bugle?

2:00 – O pivot que transformou o modelo de negócio

5:30 – A tecnologia Bugle e os restantes serviços da empresa

12:30 – O processo interior (e organizativo) na base da mudança do modelo de negócio

18:30 – O papel do fundador (também passa por comprar cafés)

21:30 – Modelo de funcionamento da equipa

23:07 – Como se obtém investimento e como se garante uma boa relação com investidores

26:27 – Processo de internacionalização

28:30 – Modelo comercial

30:10 – Para que é necessário mais capital

31:22 – O novo paradigma da aprendizagem e a resposta às mudanças

34:12 – Posicionamento Bugle: inovar pela simplicidade

37:03 – Como a tecnologia pode ajudar as crianças a aprender mais e melhor

41:57 – Como um economista acaba no mundo da tecnologia (o processo individual do João)

44:37 – Como surgiu a Bugle

46:40 – Ser empresário é para qualquer um?

48:36 – Como reagir à adversidade

50:50 – Métrica da vaidade: o critério de sucesso individual

52:30 – Preparação mental para o insucesso e tomada de decisões difíceis

54:35 – O apelido Ferro Rodrigues aumenta a pressão para ser bem-sucedido? E traz vantagens ou desvantagens?

57:30 – O legado que o João quer deixar: estar com quem gosta e ver a competência reconhecida

 

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Links úteis:

Bugle . https://www.bugleon.com/

Sabe Online . http://www.sabe-online.com/

João Ferro Rodrigues no LinkedIn . https://www.linkedin.com/in/jo%C3%A3o-ferro-rodrigues/

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