Como lançar uma marca de nicho que exporta 97% da sua produção

Conheci o Pedro Sousa ainda criança; ele, um pouco mais velho. Os nossos pais são amigos. Entretanto, os anos passaram e o Pedro transformou-se em empresário. Bem cedo, logo aos 21 anos. À distância, eu, que tinha também vontade de criar um negócio, ia observando o Pedro com atenção.

De alguma forma, ver alguém tão jovem empreender, inspirava-me a fazer algo semelhante.

Quando lancei o Empreendedores.pt, uma das primeiras pessoas que pus na lista de possíveis convidados foi, justamente, o Pedro Sousa. Esse momento proporcionou-se finalmente e o resultado é bem abrangente.

Numa conversa fluída e muito transparente, o Pedro guia-nos pelo início da sua carreira, como decidiu lançar-se com um projeto empresarial, como desenhou o seu modelo de negócio e como, isso, o fez seguir um caminho autónomo, quando tinha um negócio familiar que poderia abraçar.

Percebemos ainda como é possível, a partir de Portugal, montar um negócio totalmente focado num nicho – neste caso, a dança – e como se consegue exportar a quase totalidade da produção, competindo com algumas grande marcas.

Chamo ainda a sua atenção para o foco que o Pedro Sousa põe nas relações interpessoais. Ao ver a entrevista vai perceber que isso é, aliás, um dos seus traços característicos. Desfrute e deixe o seu comentário.

 

Principais momentos da entrevista:

01:04 – O papel do Karaté

03:42 – O primeiro negócio: como tudo começou

06:22 – O contexto da dança em Portugal

07:02 – O que trouxe a Academia Pedro Sousa de novo?

09:43 –  Se não há capital…

11:26 – Um guia pela Academia

12:13 – De onde veio a Portdance?

14:30 – Como preparar uma viagem de negócios

16:04 – A importância de conhecer os clientes cara-a-cara

20:42 – O papel que o Pedro Sousa desempenha hoje na empresa

21:35 – Onde é a produção da Portdance?

22:45 – Qual o mercado mais rentável?

23:42 – Nova aprendizagem!

25:23 – Características principais de um sapato de dança

27:57 – O Grande Investimento

31:30 – A vantagem de crescer no seio de uma família de negócios

32:48 – A importância do debate

34:07 – Cultivo seletivo de ideias

36:10 – Até onde pode chegar a Portdance?

37:30 – “Somos caros”

38:22 – O Serviço é um fator crítico

42:10 – Marca Portuguesa = Portas Fechadas?

43:34 – Portugal é um bom país para ser empreendedor?

 

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Links úteis:

Academia Pedro Sousa . https://www.academiapedrosousa.pt/

Portdance . https://www.portdance.pt/

Pedro Sousa no LinkedIn . https://www.linkedin.com/in/pedro-sousa-1a54068/

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