Select Page

Entrevistas

Como transformar um problema num negócio.

O Filipe Amorim, como tantos, viu-se um dia desempregado. Para além disso, olhava à volta e a “crise” era o contexto dominante. Podia ter-se deixado levar pela onda pessimista, mas optou por transformar um problema numa oportunidade. Foi assim que nasceu o “Manda-te”, que hoje ajuda milhares de pessoas.

Não se nasce bom comunicador. Aprende-se a ser. Saiba como.

Há pessoas com uma capacidade comunicacional verdadeiramente invejável, de tão inspiradora e persuasiva que é. Essa capacidade não é inata. É construída e também pode treinar para ser um excelente comunicador. A Inês Moura, coach vocal, deixa-nos pistas sobre como o conseguir. Pelo meio, mostra como competências tão técnicas como estas podem estar na base de um negócio rentável e escalável.

Só não se faz aquilo que não se quer. E não, não é psicologia barata.

André Leonardo tem uma multiplicidade de ocupações, contudo, todas visam “Fazer Acontecer” que é hoje mais que um mote, é uma marca e é uma missão. O André Leonardo é um empreendedor especial porque, ao fazer acontecer, procura inspirar outros. Uma conversa cheia de insights poderosos e dicas táticas, que ajudam a perceber como é que se consegue fazer uma viagem ao mundo quase sem dinheiro e como se aprende a ser apresentador de TV com o Google.

A ousadia e a determinação permitem criar empresas ganhadoras

Num quadro paradoxal de recursos humanos de muita qualidade e falta de pessoas para trabalhar, inclusivamente em funções menos qualificadas, será possível prosperar, desde logo no ambiente industrial? O Adelino Costa Matos, empreendedor, gestor e líder da ANJE, dá-nos algumas pistas sobre como contornar estas dificuldades. E, nessa receita, a ousadia e a determinação desempenham um papel fundamental.

O que faz falta a Portugal no empreendedorismo tecnológico?

“Qual o interesse de competir com os piores?” é uma das perguntas retóricas que o Paulo Ferreira da Silva colocou nesta conversa. Um conversa clara, às vezes dura, de dedo na ferida, e que tem sumo de princípio a fim. Uma conversa obrigatória para fundadores, futuros empreendedores e decisores políticos.

Como um telefonema pode valer milhares de euros.

Poderia pensar-se que num mundo de negócios digitais, a atenção ao cliente é algo fora de moda mas o Victor Damásio, uma referência do marketing digital brasileiro, mostra o contrário. Pelo meio, ensina como qualquer nicho pode ser monetizado.