Como levar a tradição portuguesa aos EUA.

Montar um negócio de produtos alcoólicos nos EUA é algo profundamente dantesco.
O peso regulatório é enorme, os custos altíssimos, e as chatices, mais que muitas. Se se tratar de um produto importado, ainda pior!

Apesar de todas estas dificuldades, Alexander Dias, o português radicado nos EUA que conheci em Los Angeles, não perdeu a vontade de fazer da Ginjinha, um produto de sucesso daquele lado do Mundo. Não pense, contudo, que a ideia do Alexander passa por se focar no chamado “mercado da saudade“, o mercado dos portugueses emigrados.

Não. O Alexander quer tornar a Ginjinha num produto apetecível para o consumidor americano, e, aliás, é aí que reside a grande oportunidade de negócio. Para o conseguir, Alexander está focado em ajustar o produto e a sua divulgação ao gosto desses consumidores. E assim lançou uma marca que consegue comunicar melhor: a Ginja9.

Criou produtos específicos, desde logo usando os característicos copos de chocolate, e desafiou barmen a reinventar a utilização da bebida, evidenciando sempre o seu lado mais pitoresco e diferenciador, a sua origem portuguesa e o seu lado tradicional. Não é à toa que, quando entramos no site da marca, somos recebidos com uma mensagem paradigmática: Crafted by hand. Made with love.

Ao longo desta conversa, descobri um empreendedor dinâmico, decidido e com ideias claras, e conheci, por dentro, a história de criação de um produto ajustado a um mercado particular, das suas dificuldades e do que se deve levar em conta. Uma história com muito para ensinar a todos os empreendedores, a começar por aqueles que pretendem conquistar novos mercados, em particular, àqueles que querem introduzir algum produto nos Estados Unidos.

Curiosidade: Esta entrevista foi gravada em Los Angeles, em casa de Fernando Garcês, um cientista português e um amigo, a quem agradecemos. Foi produzida com uma única câmara, sem videógrafo e, portanto, pedimos compreensão pelas falhas técnicas.

____

Links úteis:

Site . http://www.ginja9.com

Facebook . https://www.facebook.com/ginja9lovers/

Instagram . https://www.instagram.com/ginja9/

 

Alexander Dias no LinkedIn . https://www.linkedin.com/in/alexander-dias-18b21413b/

Comments

comments

Comments

comments